terça-feira, 24 de setembro de 2013

monologando

- Não é irônico que te peçam para agir de um jeito, que normalmente não agem?
- A hipocrisia não é irônica. Não tem espaço pra sarcasmo nessa imaturidade, deixe disso, esqueça isso.
- Sabe, eu sinto que isso se torna - até certo ponto - irreversível.
- Sim, eu sei, eu me conheço bem.
- Como sou idiota por atender aos pedidos de outrem - ou mesmo manter a calma quando esses "pedidos", críticas e reclamações  me agridem demais.
- Sim, idiota tem sido pouco pra você.
- Vamos fazer um trato.
- Mais um, camarada?
- Não terei ninguém para agradar tolamente. Essa estória de exercer paciência, amabilidade e sei lá mais o quê acaba aqui.
- Apenas não te torne intolerante. Lembra que tivesses um amigo assim. Lembra o quanto foi ruim passar por isso. Do resto tens direito a tudo.
- Não, não. Temo também isto, seria hipocrisia se eu praticasse isso conscientemente. Mas vou ser desagradável quando tiver de ser - porque, sabe - de uma forma ou de outra as pessoas sempre culparão o próximo, nunca a si mesmas, nunca se enxergarão nem em si nem nos demais... Então se é para que eu seja má, que seja com gosto.
- Não seja má. Apenas não seja idiota.

- Foi isso que quis dizer. Acaba aqui.

Nenhum comentário: